Marcadores

TIRAS (790) HQ (228) INSPETOR (179) RESENHAS (112) LEXY COMICS (110) PORTFÓLIO (62) CARTUM (52) LEITMOTIV (30) LEXY DRIVER (20) LAMPIÃO (19) AUGUSTO (16) CINEMA (15) CONTOS (15) FRANKENSTEIN200 (8) TEATRO (7) FRANKENSTEIN (5) ROTEIROS (5) ARTES PLÁSTICAS (3) FIM DA LINHA (3) FOTOS (3) OFICINA (3)

BOTÕES DE COMPRA

Comprar LAMPIÃO Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro! Comprar A SITUAÇÃO DE AUGUSTO Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro! Comprar REVISTA JAPY Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro! Comprar VIDA DE INSPETOR Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro! Comprar LEITMOTIV Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Dia Internacional da Animação

D.I.A - Dia Internacional da Animação 2008 apresenta Mostra Oficial em 44 cidades paulistas com apoio do PAC São Paulo
Evento, que é realizado em todos os Estados brasileiros, celebra o cinema de animação em Mauá no dia 28 de outubro, com apresentação de curtas metragens nacionais e estrangeiros, além de outras atividades paralelas
Mauá está no amplo mapa de cidades de todo o mundo que celebram o D.I.A - Dia Internacional da Animação 2008. A Mostra Oficial do D.I.A será realizada em 28 de outubro, no Espaço Andanças Pelo Zaira, a partir das 19 horas, com entrada gratuita. O evento apresenta curtas-metragens nacionais e internacionais, simultaneamente, em 150 cidades, distribuídas por todos estados brasileiros, sendo 44 delas do Estado de São Paulo, e em 51 países.

O D.I.A comemora o aniversário de 116 anos da primeira projeção pública mundial de imagens animadas, em 1892. O pioneiro realizador Emile Reynaud promoveu com seu teatro óptico, no Museu Grevin, em Paris, a proeza de exibir desenhos animados três anos antes do cinematógrafo – o pai do cinema moderno - ser apresentado pelos irmãos Lumiere.
Pela segunda vez, a mostra comemorativa do D.I.A será apresentada em Mauá. O coordenador local, Alexandre Soares, aposta em uma participação maior do público. “Em 2008, a Mostra Oficial acontecerá num espaço mais amplo, pois esperamos novos espectadores devido à grande procura do ano passado”, afirma Soares.
No Brasil, o D.I.A é realizado desde 2004 pela ABCA – Associação Brasileira do Cinema de Animação, e avança território, conquistando apoio e público, a cada ano. De 2007 para 2008, o número de cidades que vai receber a Mostra Oficial cresceu 200%. Saltou de 50 municípios em 2007 para 150 em 2008.
São Paulo
Em São Paulo, o crescimento é mais significativo ainda e tem um grande aliado. A ABCA aliada à produtora Usinanimada, de Ribeirão Preto, inscreveu o projeto de produção do D.I.A para aprovação de financiamento no edital de Festivais de Artes do PAC – Programa de Ação Cultural. Com o projeto aprovado e a adesão de realizadores voluntários em 30 novas cidades, o D.I.A chegará a 44 municípios paulistas, incluindo a capital, em 2008.
É uma grande evolução, avalia o coordenador estadual D.I.A Thomas Larson, responsável pelo evento em todo Estado de São Paulo. “Em 2007, foram 14 cidades que receberam os filmes da mostra e tiveram ótima presença de público. Agora faremos em 44 cidades. O financiamento e o empenho dos organizadores em cada município vão permitir que um público maior ainda tenha contato com o cinema de animação”, explica Larson. O crescimento em São Paulo é de 214%, saindo de 14 municípios no ano passado para 44 em 2008.
Além do inédito financiamento do PAC São Paulo, o evento conta novamente com o apoio do CTAV – Centro Técnico do Audiovisual, da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, do Conselho Nacional de Cineclube, da Federação Paulista de Cineclubes e com a parceria da ASIFA – Associação Internacional do Filme de Animação. A parceria internacional faz com que filmes brasileiros também sejam apresentados em outros países que comemoram o D.I.A.
Em 2008, o evento mantém como parceiro o Fórum dos Festivais e conta com ainda mais apoiadores para a sua divulgação: além da TV Cultura, da Globo Filmes e do Canal Futura, abraçaram o projeto a TV Brasil, a TV Rá-Tim-Bum, a Nickelodeon, a Cartoon Network, a MTV, o SESCTV e a empresa de divulgação e promoção de conteúdos culturais Espaço Z.
Com o financiamento do PAC São Paulo, será a primeira vez que a Mostra de Curtas terá uma coordenação geral no Estado. A conquista é do cinema de animação e do público, afirma Thomas Larson. “O evento não tem fins lucrativos e exige baixo orçamento para ser realizado. A importância do apoio do PAC é poder ampliar o número de cidades, logo a quantidade de público, com o respaldo de uma assessoria técnica para divulgação e execução do evento dada pela ABCA”, defende Larson. Um outro diferencial no Estado de São Paulo são duas mostras paralelas à Mostra Oficial: uma de animações paulistas e outra somente para o público infantil.
A diretora de eventos da ABCA - Associação Brasileira do Cinema de Animação e coordenadora Nacional do D.I.A, Luciana Druzina, afirma que a celebração é uma forma de trazer o cinema de animação, que é uma arte reverenciada no mundo todo, para o centro das atenções. “Sua difusão e acesso ainda são restritos, apesar de sua importância. O D.I.A busca a disseminação e democratização do trabalho dos animadores, proporcionando ao seus espectadores o contato com essa forma de arte cinematográfica”, diz Luciana.
A formação de público e estímulo à produção de animação, em nível nacional, também são objetivos do D.I.A. Por isso, a ampla cobertura, que chega a todos os estados brasileiros, oferecendo a possibilidade para o espectador das capitais e de cidades de grande, médio e pequeno porte do interior de assistir aos filmes de animação produzidos no país e no exterior.

Veja lista das cidades paulistas no D.I.A:
Assis, Altinópolis, Atibaia, Americana, Araraquara, Bauru, Bebedouro, Bragança Paulista, Campinas, Caraguatatuba, Casa Branca, Cosmorama, Diadema, Embu das Artes, Franca, Guarujá, Itapecerica da Serra, Itu, Itapeva, Luiz Antônio, Mairiporã, Mauá, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Ouroeste, Paulínia, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santa Gertrudes, Santa Cruz das Palmeiras, Santo André, Santos, São Bento do Sapucaí, São Carlos, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Lourenço da Serra, São Paulo, São Vicente, Sorocaba, Votuporanga.

Em Mauá
Quando: 27 de outubro de 2008
16 horas - Piconzé (O segundo longa de animação produzido no Brasil)
18 horas - MOstra Infantil
19:30 horas - Mostra Paulista

Quando: 28 de outubro de 2008
19 horas - Mostra Oficial do D.I.A – Dia Internacional da Animação

Onde: Espaço Andanças Pelo Zaira - R.Ricadro Bicheli,136 B - Jd Zaira 2

INformações:cineclube.pilar.maua@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário