Marcadores

TIRAS (793) HQ (229) INSPETOR (180) RESENHAS (112) LEXY COMICS (111) PORTFÓLIO (62) CARTUM (52) LEITMOTIV (30) LEXY DRIVER (20) LAMPIÃO (19) AUGUSTO (16) CINEMA (15) CONTOS (15) FRANKENSTEIN200 (8) TEATRO (7) FRANKENSTEIN (5) ROTEIROS (5) ARTES PLÁSTICAS (3) FIM DA LINHA (3) FOTOS (3) OFICINA (3)

BOTÕES DE COMPRA

Comprar LAMPIÃO Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro! Comprar A SITUAÇÃO DE AUGUSTO Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro! Comprar REVISTA JAPY Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro! Comprar VIDA DE INSPETOR Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro! Comprar LEITMOTIV Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

PLANETARY


Leia aqui meu texto sobre PLANETARY, os Arqueólogos do Impossível!


Warren Ellis é um dos mais geniais escritores de hq’s da atualidade. Com uma habilidade de passear tanto pelos universos de super heróis (onde trabalhou principalmente na Marvel, e Wildstorm), quanto por suas criações autorais. Estas, ele costuma brincar sem se apegar à regras comerciais, e usa e abusa dos seus personagens, das tramas complexas, e conceitos nada fáceis para leigos entenderem.
PLANTARY, que a Panini está relançando, é um ótimo exemplo de como o autor brinca com conceitos. A série é pouco falada pela grande mídia do quadrinhos, talvez pela forma que foi publicada, passando por várias editoras e formatos, mas quem leu considera uma das melhores séries do começo deste século. E não é pra menos!
A HQ, maravilhosamente desenhada por John Cassaday, mostra o “Grupo Planetary”, os “Arqueólogos do Impossível”, subtítulo que, por si, já é uma mostra de como a HQ trata de seus temas. O grupo, composto por Elijah Snow, Jacita Wagner, e o Baterista, viaja o mundo investigando a história do século XX.  Mas não a história que todos conhecemos, mas a história secreta do mundo. Como Snow e Jackita dizem na primeira edição: “É um mundo estranho. Vamos mantê-lo assim.”
Snow, que possui o poder de congelamento, é uma “criança do século”, nascido em 1º de janeiro de 1900, ele viveu por todo o século XX sem envelhecer. Ele é o líder do grupo, e o personagem principal da série. No decorrer da série, a HQ parece deixar de lado o conceito de grupo, e Snow se torna o verdadeiro protagonista, cuja trajetória trata a série. Mesmo assim, Jackita e o Baterista também possuem seus momentos de destaque na trama.
Entre as investigações deles, vemos a grande atração dessa obra, que é o fato de eles revisitarem grandes conceitos e invenções criadas por nossa ficção, como se tudo na verdade tivesse realmente acontecido, mas em um plano de consciência diferente do resto do mundo. Assim, as viagens à Lua escritas por Jules Verne realmente existiram, assim como os heróis dos pulps nos anos 30, e computadores que acessam outras dimensões, criados na Segunda Guerra Mundial.
Todas essas descobertas são o que mais chama atenção na leitura. Ellis costura o uso de drogas, com os universos de personagens clássicos da literatura com a alta tecnologia que ainda está em desenvolvimento com a naturalidade característica de sua obra. Ler uma história de Planetary é como abrir a mente após receber um choque cultural. Imagine-se descobrindo que Godzilla viveu isolado em uma ilha no Japão; ou que o Hulk foi trancafiado em um poço após a experiência gama; E tudo isso apenas no primeiro encadernado. Nos seguintes, os conceitos ficam ainda mais fascinantes. Nos encadernados seguintes o leitor verá uma homenagem à John Constantine, e vários outros personagens do selo Vertigo, em uma história que serve para ilustrar a ascensão e “queda” atual dos quadrinhos do selo adulto da DC Comics.
Mas a série não é apenas um passeio pela ficção do séc. XX como se ela tivesse acontecido. Também há uma trama que liga todas as edições. Os Planetary possui um grupo de arqui-inimigos, “Os Quatro” (inspirados no Quarteto Fantástico, da Marvel), que também parecem estar atrás dos mesmos conhecimentos e objetos que o Planetary. Eles parecem saber o que aconteceu com “o quarto homem”, um amigo de Snow que ele busca saber o paradeiro, e reencontrá-lo.
Outra característica de Ellis com essa série, que pode deixar o leitor confuso na primeira leitura é a ordem cronológica de algumas edições. Eventos mostrados em uma edição só são explicados vários números depois, fora de ordem cronológica. Mas, passada a confusão inicial que isso causa, o leitor pode apreciar e se maravilhar com esses recursos dramáticos do autor.
O traço de Cassaday, realista e com poucas linhas, possui o perfeito ritmo com o roteiro, dando o estilo televisivo que uma série como essa pede. Sem grandes “recursos de impacto” chamativos, ele sabe usar o layout de página de forma correta, alternando páginas com muitos quadros com outros de página inteira, de acordo como o ritmo de leitura, e com o estilo da cena. Suas páginas nunca são cansativas. Pelo contrário, é difícil resistir á tentação de ficar vários minutos apreciando cada quadrinho.
Planetary já havia saído por aqui pelas editoras Pandora, Devir e Pixel, mas nunca completa. A edição final, nº 27, demorou anos para sair lá fora, devido aos atrasos dos autores.  Agora, a Panini relança a série completa em 4 encadernados. Pena que não há nenhum texto comentando as referências da série...  Fora isso, é um lançamento imperdível para leitores de HQs de qualidade requintada. Leia, nem que seja apenas para manter o mundo um lugar estranho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário